Evite problemas na hora de alugar o salão - POST LONGO, MAS VALE A PENA

Oi, meus amores!
Gostei de ver os comentários sobre o sapo que vira príncipe! Gostaram, né!? O bicho é feinho... pequenininho... mas com certeza surpreende quem ganha! Basta ver os comentários na internet... tem vááários!
Ganhei muitos selinhos, mas quero organizar um post só pra eles... e já estava com o texto do post de hj pronto, então, vamos ver se coloco tudo amanhã, ok? De qquer forma já agradeço desde já o carinho de vcs, viu!?
Gurias, muito antes de começar o blog, já vinha pesquisando várias coisas pra me organizar, pra qdo começasse a partir pra prática, atrás das coisas para o casamento, não me apertar!!!
Deixa eu contar um episódio pra vcs, pra terem a real noção do quanto é importante esmiuçar tim tim por tim tim as coisas antes de fechar um serviço...
Eu e minha mãe que fizemos tudo para os 15 anos da minha irmã... minha mãe entrou com a parte financeira e eu com o trabalho... óbvio que naquela época, novinha que eu era, nem me liguei dessas coisas, nem tinha a santa internet pra nos livrar dos pepinos...
O aniver dela foi um sucesso!!! Lindo!!! Todo mundo elogiou... todo mundo dançou!!! Fiquei mutio orgulhosa de mim!!! (nojentaaa)
Mas teve uma situação que eu não tinha previsto e muito menos contratado: os efeitos especiais...
O salão era muito bonito! Todo marfim com as cortinas de veludo vermelho (bem das cores que fizemos a decoração... só faltou o dourado...). Maaasss... pasmem! Na hora do parabéns, aniversariante e família em volta do bolo... fotógrafo na frente pra registrar o momento... não é que a luz do infeliz atraiu uma revoada de cupins em volta da luz... LUZ => CUPIM => BOLO => GLACÊ = grudou tudo no glacê!!! Um horror!!! Um nojo!!!
Um bolo lindo, maravilhoso, todo pro lixo!!! A sorte é que tinhamos feito um menor para o salão e um colchão grande pra garantir que não faltasse, na cozinha... vcs imaginaram!!! Mas acreditem... ninguém se deu conta!!! kkkkk Pelo menos isso! Com essa nem o Spielberg contava!!! Na filmagem eles pareciam luzinhas de efeitos especiais... kkk
Então amadas, além de ver o salão tão lindo... pensem na parte prática!!!
Abaixo relacionei vááárias perguntas que devem ser feitas na visita e, no caso de contratar o salão e demais serviços, devem ser especificados no CONTRATO!!!

1º - Tenha em mãos uma pré lista de convidados, até para ter uma noção do espaço que precisará, assim como cadeiras, louças, garçons, etc...
2º - Verifique:

a) A iluminação do local, principalmente durante a noite se o seu evento for a noite, vá ao salão de noite também se possível.
b) Existe ventilação natural, ventiladores ou ar condicionado, tudo funcionando ?
c) Caso acabe mesmo a energia elétrica o salão possui gerador de energia elétrica ? Quanto tempo mantém tudo normal para sua festa continuar ?
3º) As perguntas que deve fazer (leve tudo anotado para não esquecer!):
a) Qual a capacidade máxima que o salão comporta?
b) Quanto custa o local? Quais as formas de pagamento?
c) Quais os outros servições disponíveis? Existe algum tipo de "pacote de serviços"? Quais serviços abrange e qual o valor?
d) Procure saber há quanto tempo existe o local, em média quantos casamentos foram feitos, qual o número máximo de pessoas que já atenderam, se existem extintores e se tem algum tipo de preparo em caso de incêndio (gente, parece loucura pensar numa coisa dessas, mas por falta de preparo é que acontecem grandes trajédias!)
e) O local tem algum tipo de seguro? Se algum convidado se ferir, está coberto por seguro?
f) As mesas, cadeiras, pratos, copos são elementos disponíveis, ou terá de ser vc a tratar de arranjar?
g) As mesas são de que formato e de quantos lugares?
h) Existe copa de cozinha disponível? Tem refrigeradores?
i) A que horas o salão estará disponível para os profissionais que vc contratar para outros serviços? Tem de deixar tudo como está, ou pode mexer nas coisas, e decorar o local como desejar? Existem algumas restrições na decoração? (em alguns salões vc não pode furar teto nem paredes, mesmo que com percevejos... isso deve ser cuidado, por exemplo, por quem quer decoração suspensa... e este é só um exemplo!)
j) Existirá alguma festa antes ou depois desta? Se sim, existirá tempo suficiente para limpar o espaço e antes do próximo casamento começar?
k) Se não existe bar, pode-se montar um?
l) Quais as áreas do local por onde os convidados podem andar sem restrições?
m) O local tem restrições sobre algum tipo de música que possa ser passado no casamento? A que horas é que a música deve de ser desligada?
n) Existirá algum problema se os convidados decidirem ficar até mais tarde? Qual é o período de tempo que se tem direito com o aluguel?
o) Irá alguém ficar a supervisionar o casamento? Quem será essa pessoa?
p) Quais profissionais trabalharão no dia do casamento e em que área? Existe algum código deste local para a indumentária a ser usada?
q) E a segurança do local? É necessário contratar algum tipo de segurança, ou o local tem pessoal para o efeito?
r) Existe local para estacionar? É gratuito? Senão, quanto é que custa? Tem manobristas para arrumar os carros? Quanto custa?
s) Nos banheiros, haverá alguém responsável pela manutenção e organização durante a festa?
t) Qual é a politica de cancelamento? E caso seja preciso adiar a data?

Pensem bem meninas... a empolgação não vale a dor de cabeça depois... pergunte! Seja criteriosa! É para o bem de seus convidados, do seu dia dos sonhos e principalmente, de vcs noivinhos...

Bjooo

Fontes: Imagem: http://www.opovo.com.br/opovo/empregospopulares/877844.html / Matérias: www.tudoparacasamentos.com.br, www.dicasparanoivas.com.br, adaptações minhas.

5 comentários:

Fazendo Meu Casamento 3 de setembro de 2009 14:05  

Nossa que sufoco!
Sabe q outro dia li o relato de uma noivinha q se casou num sítio a noite que dizia q a festa dela foi infestada de bichinhos atraídos pela luz?
aff!
Vale o alerta!
bjs

Flá 3 de setembro de 2009 15:36  

E o pior é que normalmente os imprevistos vem de onde a gente menos espera, ne? Ótimo o seu guia!

Beijos!

Noivinha Gabi 4 de setembro de 2009 07:07  

Muito boas as dicas, Lú!

Eu por exemplo tive um problinha no salão aonde vai acontecer minha recepção, com mudança de data, fechei na empolgação e depois para mudar foi uma dor de cabeça só... Pensei até em mudar de salão, mas já tinha pago uma quantia alta e seria preju!!! =)


Então o post da Lú está apoiado!!! Noivinhas fiquem ligadas!!!! =)


Bjokas.

Lili 4 de setembro de 2009 17:55  

Luu..esse post foi bem pensado! Eu caso em julho então não tem mosquitinho, rs mas foi bem legal vc atentar pra isso!
O salão q eu vou casar minha irmã casou lá então já conheço bemm..mas é mtmt importante pesquisar mt

Bjussss

sabrinacoelho_21 10 de fevereiro de 2010 13:09  

Olá Lú!! Vc já pensou em colocar cascata de chocolate em sua festa? é uma ótima opção de doces e uma surpresa maravilhosa aos seus convidados! conheça e delicie-se: www.chocolamourcascatas.com.br...depois vc me conta!
Beijo!
Sabrina.

Quer falar comigo?

Tecnologia do Blogger.