Tudo o que vc precisa saber para alugar seu salão / casa de festas!

Oi, gurias!
Como foram de findi? Por aqui tudo certo, embora já comece na correria de sempre! Pq o findi passa tão rápido, hein!?
Conforme prometido, venho com o meu post sobre coisas básicas (e outras nem tanto), que vc deve saber, na hora de escolher seu salão, casa de festas, buffet, etc...
Pesquisei muito na internet, pedi a ajuda de vcs num post a um tempinho (e recebi ótimas dicas!) e terminei com coisas que fui notando à medida que fiz minhas visitas... não foram muitas, mas foram muito proveitosas! Fiz um "apanhadão" e acho que isso facilitará bem a vida de quem for começar a busca pelo salão perfeito!
Chega de conversa... partindo pra ação:

1) Geral:
a) Quantos convidados é possível acomodar, de acordo com o tipo de recepção escolhido (buffet, coquetel, etc)?
b) Está disponível em sua data preferida?
c) Qual o custo do aluguel? O que está incluso?
d) Existe algum "pacote" de serviços? Quanto custa? O que está incluído?
e) Quais as formas de pagamento? Quanto deve ser pago de entrada? Como é feito o parcelamento?
f) Existe estacionamento? Próprio ou terceirizado? Qual o custo? Para quantos carros?
g) Qual a política de cancelamento? E se for preciso adiar a data?
h) É cobrada a taxa de ECAD? Sobre o que se aplica? (essa taxa refere-se aos direitos autorais dos artistas que tocarão em sua festa, mesmo em CD - é... sim.... leu certo! Até isso tem hoje!!!)
i) Pode-se contratar os diversos profissionais de fora ou é exclusivo para parceiros do estabelecimento (fotógrafos, decoradores, doceiros, DJ)?
j) Até quanto tempo antes deve-se confirmar o número exato dos convidados?

2) Estrutura física:
a) Existe ventilação natural, ventiladores ou ar condicionado?Tudo funciona perfeitamente?
b) Mesas, cadeiras, louças, são fornecidas pelo local ou vc é que terá que providenciar?
c) Mesas, cadeiras, banheiros... tudo se encontra em bom estado de conservação?
d) Qual o formato das mesas? Acomodam quantas pessoas em cada uma?
e) É possível mudar a posição de móveis existentes para adequar a decoração ao seu gosto ou é preciso deixar como está?
f) Pode ser feita a cerimônia religiosa no mesmo local (se for sua opção)
g) Existe algum tipo de restrição para a decoração? Pode-se usar velas? (Alguns salões proíbem que teto ou paredes sejam furados, mesmo que com percevejos - se vc quiser decoração suspensa, terá que ter um "plano B")
h) Existe algum tipo de restrição ao tipo de música a ser tocada?
i) O local possui gerador em caso de falta de energia? Qual a potência e por quantas horas mantém tudo normal para sua festa acontecer?
j) Pode-se fazer mesa de doces / guloseimas / chás....?
k) O local está preparado para portadores de necessidades especiais ou, até mesmo, que só tenham dificuldade de locomoção, em escadas e banheiros?

3) Economato:
a) A comida e a bebida são do próprio economato (buffet ou cheff exclusivamente responsável pela alimentação no local)? Se não, vá para o item 4.
b) Quais as opções de cardápio? Quanto custa por pessoa?
c) O valor da bebida está incluso?
d) Quais os tipos de bebidas que são servidas? Qual marca e por quanto tempo? (em alguns locais, oferecem coquetéis sem álcool só durante o coquetel que antecede a janta, outros por toda a festa)
e) Em caso de bebidas como wisky, vinho e espumante, pode-se trazer de fora? Cobram rolha? O serviço disponibiliza garçon para servir e taças suficientes para isso ou deve ser providenciado à parte?
f) É possível fazer uma degustação para aprovação do cardápio a ser servido? Como funciona? É para quantas pessoas? É cobrado à parte?
g) Os profissionais contratados (ex: fotógrafo, cerimonial, etc) serão contados como convidados? Qual o valor por pessoa?
h) Como contam as crianças? Qual o valor considerado por faixa etária?
i) Existe taxa de serviço?
j) No caso de trazer bolo de fora, o serviço oferece pratos e talheres para servir ou é preciso providenciar por fora?

4) Salão sem economato:
a) A bebida também pode ser trazida de fora? Paga-se alguma taxa?
b) Se não pode ser trazida a bebida, existe algum pacote para o fornecimento? Quais bebidas estão inclusas? Quais as marcas? Por quanto tempo?
c) Trazendo o buffet de fora, é cobrada alguma taxa para uso do espaço / cozinha? Qual o valor?
d) Trazendo o buffet de fora, materiais como toalhas, guardanapos, louças, etc, são fornecidos ou devem ser trazidos com o buffet ou alugados por fora?
e) Existe taxa de serviço?
f) No caso de trazer bolo de fora, o local oferece pratos e talheres para servir ou é preciso providenciar por fora?
g) O tamanho da cozinha disponível comporta a equipe do buffet contratado?



5) Profissionais:
a) Irá ficar alguém para supervisionar o casamento? Quem será essa pessoa?
b) O local conta com seguranças ou é preciso contratar de fora? Qual o custo?
c) O local dispõe de recepcionista? Qual o custo?
d) Qual o tipo de roupa usada pelos profissionais que trabalharão na recepção?
e) Haverá algum responsável pela manutenção e limpeza dos banheiros durante a festa?
f) Contam com serviço de manobrista? Qual o custo?

6) Outros:
a) Em caso de quebra, como é feita a cobrança? Qual o valor por peça?
b) O aluguel cobre quanto tempo de festa?
c) Passando este tempo, é cobrada taxa de hora extra? Qual o valor? O que inclui? Como deverá ser pago?
d) A que horas os profissionais contratados para a sua recepção terão acesso ao salão?
e) O local tem algum tipo de seguro ou assistência? Se alguém se ferir, está coberto pelo serviço?
f) No caso de locais que dizem não cobrar aluguel e embutem o valor no "pacote",verifique se existe alguma taxa qualquer, dependendo do número de convidados (no caso de um salão que fui ver, para menos de 150 pessoas eles cobravam uma taxa de R$ 900,00)
g) Existe algum local propício para fotografias?
h) Quais as áreas do local que os convidados poderão circular sem restrições?
i) Se não existe bar, pode-se montar um?
j) Alguma restrição ao uso de fogos indoor, malabares com fogo, etc?
k) Os materiais para uso nos banheiros (papel higiênico, sabonete líquido, papel toalha), são fornecidos pela casa ou deve-se providenciar?
l) Existe isolamento acústico? (ninguém quer vizinho reclamando do barulho e acabando com a festa, né!?)

Ufa! Acho que é isso!
Parece muita coisa, mas rapidinho vc se certifica de todas estas coisas e depois fica bem tranquila... isso ajuda inclusive, como critério de avaliação na hora de ir descartando salões, se vc for como eu, libriana, e tiver sérios problemas em decidir sempre que existe mais de uma opção! hehehe
E gurias, é muito sério! Às vezes a gte se encanta por um lugar, pq é bonito, badalado, sei lá, mas não atende a quase nenhum destes critérios acima! É importante sim pensar no bem estar dos nossos convidados, ter atenção em pequenos detalhes... a gte sabe que essas coisas é que vão ser determinantes no sucesso da nossa festa! Todo o cuidado é pouco! A gte mesmo se trai pela afobação e empolgação inicial! Pare, pense, avalie e decida!

Post gigante, né!? Mas vale à pena, meus amores! Pq pesquisei muito e confesso que na internet não encontrei muita coisa... era tudo repetido!

Desejo pra vcs uma semana maravilhosa! E, se Deus quiser, mais calma, pra poder colocar minhas visitas em dia!!!
Super beijo!!!

16 comentários:

Manú 8 de novembro de 2010 04:13  

quanta coisaaaa

haaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

vou enlouquecer!!1

rsrsrrs

bjos

8 de novembro de 2010 04:23  

Oi Lú, você é de São Paulo?
É que lá no blog está rolando uma promoção de convites para o I Workshop Inesquecível Casamento São Paulo. Participe e me ajude a divulgar para as noivinhas paulistas!!! Beijos

Casando Sem Grana 8 de novembro de 2010 04:23  

Muito bom Lu!!!!

Gostei bastante! Vou recomendar a leitura desse seu post no facebook e no twitter do CSG =D

Maura e Gui 8 de novembro de 2010 04:38  

Lú... e que apanhado hein?? Mas olha... adorei esse resumão que tu fez... tinha coisas que eu nem imaginava perguntar!! Principalmente no quesito economato, tu acabou de tirar todas as minhas dúvidas!! Já copiei e guardei no arquivo!! hehehe
Lúúú... vai ter noivadoooo!!! Finalmente... hehehe
Bjos

Fernanda 8 de novembro de 2010 04:42  

Oiee

Nossa bastante informações mesmo heim
que ótimo q vc disponibilizou aqui, já vou salavr por que vou precisar deste questionário rs
Muito obrigada pela dica

Uma ótima semana

Bjus

Ki 8 de novembro de 2010 04:46  

Oiiii flor, estou adorando seu blog e já estou te seguindo tá!!
Passe e conheça o meu tbm..
Bjosss

http://coisasdakizzy.blogspot.com/

Mayra 8 de novembro de 2010 06:22  

Lembro que a senhorita bem ajudou bem nessa parte! Eu só não tive muita dúvida, pois conhecia o local aonde íamos alugar, mas pra quem não tem noção esse questionário tá ótimo!
O noivo ta melhor? E sobre a correia, eu to contando os dias pras férias chegarem, kkk! Bjos

Frô Libanesa 8 de novembro de 2010 07:43  

Gente!! Tudo detalhadíssimo!!!

A-do-rei!!!

=)

Manu 8 de novembro de 2010 15:51  

Adorei as dicas!

Beijão !!!

Noivinha Cida 9 de novembro de 2010 03:08  

OI Lu, temos q tomar cuidado mesmo quando fecharmos o salão do nosso big day.
As dicas são otimas ...
Não sumaaaaa ...

bjksssss

Priscila Gamino 9 de novembro de 2010 05:06  

Passando pra uma visitinha...

Bjos

Julie 9 de novembro de 2010 14:20  

Ajudou demaaaaaaaaaaaaaais! hehe

Um beijo Luu

Mayra 10 de novembro de 2010 07:58  

Menina eu preciso é imprimir um desses checklists pra ter em mãos e tá sempre conferindo. Sempre tem coisas que agente esquece! Bjos

Natália Silva 11 de novembro de 2010 14:22  

Olá, adorei o seu blog!
Meu nome é Natalia e também tenho um blog, onde falo de casamentos e festas em geral. Gostaria de propor uma troca de links para podermos cada vez mais ajudar outras pessoas com a sua festa. O endereço do blog é: www.planejesuafesta.blogspot.com .
Aguardo a sua visita.
Beijos,
Natalia

Lalah Lee 12 de novembro de 2010 04:33  

Oi, querida, ótimas as dicas!
Tem desafio pra ti lá no blog!
Bjos!!!

mahrcinha 12 de novembro de 2010 05:37  

Que post mais completinho! Muito bom!!! Com certeza vai ajudar muita gente :)

Beijinho!!
Te linkei no meu blog :)

Quer falar comigo?

Tecnologia do Blogger.